Efeito Rebote

Vamos falar um pouquinho do famoso efeito rebote. Muitos pacientes me perguntam na consulta médica se, ao usar alguma medicação para perda de peso, vão ter o famoso efeito rebote, ou seja, ganhar todo o peso de volta após a suspensão da medicação. E a resposta é: depende.

Vamos lá, se você é um paciente que faz uso de alguma medicação para perda de peso com orientação médica e, ao mesmo tempo, está disposto a mudar seu estilo de vida, começa a praticar atividade física, a fazer melhores escolhas alimentares, a se preocupar com seu sono e sua saúde mental, muito provavelmente você terá uma boa resposta no processo de emagrecimento. Com o tempo, seu médico endocrinologista provavelmente conseguirá fazer o desmame dessa medicação, e você, mantendo esse estilo de vida saudável, provavelmente terá um peso adequado.

Porém, se você é aquele paciente que quer apenas usar a medicação, mas não quer mudar nada no seu estilo de vida, quer continuar sedentário, fazendo escolhas ruins na alimentação, sem se preocupar com o estresse, a ansiedade e o sono, aí realmente vai ficar bem complicado. Porque, assim que retirarmos a medicação para perda de peso, provavelmente você terá o efeito rebote.

Lembrando que o uso de qualquer medicamento para perda de peso deve ser feito sob orientação de um médico especializado.

Dra. Renata Reis
Endocrinologista
CRM 52.98759-0
RQE 29993 / RQE 31299

Por Dra. Renata Reis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *